Saber Mais Casa e Jardim

Conheça maneiras de matar as formigas

Um pequeno número de formigas ao ar livre, em geral, não representa muito problema, mas no momento em que acontece uma infestação de formigas ou na ocasião em que as formigas começam a avariar seu quintal ou sua horta, você irá precisar tomar providências para detectar e acabar com o formigueiro antes que os estragos sejam irreparáveis. Vejas determinadas dicas que preparamos para auxiliar você a lidar com estas pestes.

Localize os formigueiros

Os ninhos de formigas são capazes de estar próximo de você, no seu quintal ou no piso da sua moradia. Acompanhe uma formiga que tenha acumulado comida ultimamente e veja para onde ela está levando a comida. Se houver uma carreira dela em volta de uma certa região, possivelmente existirá um ninho lá. Dentro da residência, procure por qualquer orifício no qual as formigas consigam adentrar. Geralmente, estas passagens aparecem entre camadas de pedras, em rejuntes de azulejos quebrados e podem surgir, ainda, em fissuras encontradas em muros.
Do lado externo, no próprio quintal, um ninho é capaz de ser observado por um montão de terra ou é capaz de estar circunscrito sob cascalho, rochas, pavimentos ou capim. Determinadas variedades até buscam guarnições de madeira que foram esquecidas e apodreceram devido à umidade.

Pulverize praguicidas diretamente no ninho

Os formigueiros nas paredes e no chão necessitam ser borrifados com um inseticida incluindo bifentrina. Esborrife nas áreas típicas quando o problema for pequeno e limitado a locais facilmente tratáveis. Os pesticidas líquidos ou granulados funcionam bem nesses casos.

Pulverize praguicida para formigas no gramado

Caso você tenha detectado trilha de formigas ou atividade pesada de formigas na sua grama, pulverize pesticida líquido no lugar. Aplique, inclusive, nas árvores e relvas. Não aplique o praguicida sempre que estiver ventando muito. Aplique sempre no começo matinal ou no fim do período vespertino. Esses períodos são os que as formigas estão mais operantes. Lembre-se que inseticidas ainda irão matar outros bichos. Veja a bula para especificar quais insetos estão em perigo. Repasse o praguicida caso necessário.

Utilize isca para formiga

As iscas aproximam formigas de natureza igual que a comida, mas os grânulos têm um veneno que mata formigas ao serem digeridas. As formigas levam a isca de volta ao ninho, compartilham com o resto da colmeia e morrem posteriormente.
Esparrame a isca de formiga sobre o gramado para um resultado mais definitivo.
Provavelmente você necessite esperar muitas semanas antes de observar resultados efetivos. Alternativamente, você pode polvilhar a isca em algumas pilhas ao redor de formigueiros, fissuras no assoalho ou outras possíveis áreas de formação de formigueiros e carreiras.

Use inseticidas naturais com o objetivo de aniquilar formigas

Ensope as formigas com água e sabão. Um formigueiro encharcado com água e sabão, ao ar livre, pode matar uma grande quantidade de formigas do formigueiro. As formigas restantes irão ser expulsas e forçadas a ir para outro lugar para reestruturarem o ninho.
Combine uma porção ampla de sabonete líquido com água bastante quente. Enquanto a água ainda encontrar-se quente, despeje por cima do formigueiro. Isso faz com que as formigas se afoguem.

Use ácido bórico para acabar de vez com as formigas

Pulverize ácido bórico em volta de qualquer formigueiro em seu quintal, no seu assoalho ou ao longo do exterior da habitação. Utilize só a substância em áreas secas.
Tenha cuidado com esse remédio. Mesmo que seja, tecnicamente, um produto “natural”, o ácido bórico ainda é nocivo para criancinhas e bichos.
Alternativamente, você pode combinar 15 ml de ácido bórico com 1 xícara de 250 ml de açúcar. Adicione somente água o bastante para produzir uma pasta. Ponha pedaços dessa pasta perto do formigueiro ou ao longo de carreiras de formiguinhas. O açúcar atrairá as formigas, e o ácido bórico irá acabar com todas elas.