Saber Mais Casa e Jardim

Aprenda a limpar adequadamente seu tapete

Ter tapetes limpos é crucial tanto para o aspecto de sua casa como para o seu estado salutar das pessoas que vivem nela. As marcas e a poeira acumulada no tapete são capazes de prejudicar uma atmosfera agradável, enquanto os alérgenos e a sujeira podem colaborar para problemas de respiração. Há diversas maneiras de limpar manchas e poeira de seus tapetes, tudo dependerá da estrutura da sujeira.

Use aspirador para limpar seu tapete

Apronte a sala que irá ser aspirada. Pegue todos brinquedinhos, papelada ou outros objetos que obstruam o acesso do aspirador. Verifique utensílios pequenos como moedas as quais possam danificar o mecanismo. Não se esqueça de ver por baixo dos móveis. Limpe, primeiro, as cortinas, mobílias, janelas e rodapés. O pó que desabar vai poder, então, ser aspirado.
Utilize um bocal no aspirador para limpar regiões difíceis de atingir. As bordas dos tapetes e os rodapés, em geral, aglomeram poeira que deve ser retirada primeiramente. Se o móvel não puder ser movido, recorra a extensão de canto para limpar abaixo dos sofás e de outras peças que encobrem o tapete.

Aspire o tapete horizontal e verticalmente

Primeiramente aspire todo o cômodo para a frente e para trás, então repita o procedimento da esquerda para a direita. As fibras de tapetes, geralmente, são torcidas e, ao acompanhar ambas as linhas, você garante que cada área da fibra seja atingida. Isto é capaz de ser também mais aproveitável se você tiver animais domésticos, já que removerá os pelos de forma eficaz.

Quando limpar seu tapete

Aspire os tapetes sistematicamente. Em geral, aconselha-se aspirar, ao menos, toda semana. Por exemplo, um casal com dois gatos vai ter que aspirar três vezes por semana. Uma pessoa solteira com um cachorro grande vai ter que aspirar o tapete 4 vezes semanalmente. Recorde-se de que uma das principais razões de utilizar o aspirador é remover o pelo e o ácaro. Um animal doméstico enorme, de modo geral, produzirá os dois em comparação com um menor.

Utilize um tecido branco limpo em seu tapete

Tecidos que possuam figuras ou foram tingidos são capazes de passar a coloração para o seu tapete, deixando ele muito mais manchado. Certifique-se primeiramente de retirar as marcas de sujeira secas com um tecido branco limpo. Utilize outro tecido branco limpo para tirar a marca deixada para trás depois de friccionar a impureza original. Não utilize escovas, pois podem avariar as fibras do tapete deixando a peça deteriorada.
Somente use produtos de limpeza em impurezas recentes e situadas em uma pequena porção do seu tapete, contudo não faça disto a conservação regular do tapete.

Escolha o melhor limpador para tapetes

Há uma diversidade de produtos para tapetes disponíveis à venda. Eles, de modo geral, são produzidos em aerossol para facilitar a limpeza do local. Embora todos sejam removedores de marcas, veja a etiqueta do produto para averiguar se é indicado para o padrão de mancha que está no seus tapetes.
As manchas causadas por fluidos corporais, certas vezes, carecem de cuidado especial. Caso você esteja lidando com uma mancha de sangue recente, limpe com água gelada ou peróxido de hidrogênio. Nunca use água morna, pois isso vai aumentar a marca. Para uma mancha já sequinha, use peróxido de hidrogênio com um detergente à base de enzimas. Para xixi de animais domésticos, use um limpador enzimático gerado especialmente para esse tipo de sujeira.
Se você não conseguir encontrar um produto próprio, retire as marcas recentes com uma diluição de amônia acompanhada de detergente e água morna. As manchas são capazes de ser retiradas com 1/3 de vinagre em diluição à base de água. Como para manchas frescas, utilize ainda um detergente e acabe a limpeza com água.
Verifique constantemente o produto de limpeza em uma região discreta do tapete. Determinados produtos podem ser impróprios ao seu tapete, então o aconselhável é verificar antes de usar em uma área pequena do tapete, como a que encontra-se por baixo de um guarda-roupas.

Como lavar o tapete

Usando um tecido branco limpo e água, absorva qualquer sabonete remanescente na área tratada do tapete. Nunca jogue água diretamente na peça, porque ela pode ser absorvida provocando problemas como mofo e bolor.
Deixe a região secar inteiramente. Se é uma marca enorme ou você tenha usado uma grande quantidade d’água, bote um ventilador ou secador do lado do tapete para secar a peça rapidamente.